27/03/2019 às 11:30, Atualizado em 27/03/2019 às 10:44

Programa visa reformar casas em situação precária no município de Anaurilândia

Foi lançado, recentemente, em Anaurilândia, um programa que visa subsistir moradias que se encontram em situação precária na área urbana do município. A iniciativa é uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social.

Nesta primeira fase, quatro famílias foram detectadas residindo em casas precárias, sem condições mínimas de viverem com dignidade, conforme apontou um relatório realizado pela pasta.

Desde então, foi assinado o convênio e emitida ordem de serviço para a reconstrução dessas moradias. As obras têm um custo estimado em mais de R$ 80 mil e serão acompanhadas de perto pela Secretaria de Obras do Município.

Na manhã desta terça-feira (26), o prefeito Edinho Takazono (MDB) visitou uma das residências que estão sendo reconstruídas e pode constatar, segundo ele, a alegria dos proprietários em ver surgir uma nova casa para viverem com dignidade.

“Em um primeiro levantamento, avaliamos que poderíamos fazer uma reforma, porém, a parceira com Governo do Estado, nos possibilita reconstruir por completo essas moradias. Essa é uma forma de podermos proporcionar mais dignidades a estas famílias”, explica.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, para ter direito à reconstrução da casa, a família precisa atender alguns critérios, dentre eles, a edificação estar mesmo em situação precária e os moradores serem de baixa renda.

Maria Aparecida da Penha, 56 anos, cuja única renda vem de um benefício social, é uma das beneficiadas pelo programa. Penha explica que era difícil viver na antiga casa, principalmente nos dias de chuva e frio. “É uma alegria imensa ver minha casinha sendo refeita. Só tenho que agradecer”, disse.