Please ensure Javascript is enabled for purposes of Acessibilidade

16/07/2019 às 08:50, Atualizado em 16/07/2019 às 08:51

Implantação de mata-burros torna mais ágil transporte escolar na zona rural de Anaurilândia

Cb image default
Divulgação

A substituição de porteiras e colchetes por mata-burros vem tornando mais ágil o transporte escolar em toda a zona rural do município de Anaurilândia. Com cinco assentamentos e uma extensa área rural, o município tem cerca de três mil quilômetros de estradas não pavimentadas, por onde circulam os ônibus que transporte diariamente os alunos.

O sistema pare e siga que os motoristas tinham que fazer durante alguns trechos para abrir e fechar porteiras e colchetes, em diversas propriedades, aumentava de maneira significativa o tempo de transporte dos estudantes.

De acordo Élcio Alves de Moraes, diretor de transporte escolar do município, um levantamento realizado pelo setor, aponta que decisão da Administração Municipal em substituir todos esses obstáculos, deu mais fluidez ao trabalho, desta forma, diminuiu em cerca de 30% o tempo em todas as linhas. “Cada parada realizada pelo motorista para abrir e fechar uma porteira, ou colchete, leva em torno de dois minutos”, explica.

O diretor diz ainda que o fato de abrir o menos possível a porta dianteira do veiculo, evita a entrada de poeira dentro do ônibus, o que proporciona mais conforto aos alunos. O estudo aponta ainda economia também na manutenção e combustível dos coletivos. Ao todo, cerca de 100 passagens que contam com porteiras receberão mata-burros. Até o momento, 60% dos trabalhos já foram concluídos.