05/04/2019 às 08:35, Atualizado em 05/04/2019 às 07:27

Com ‘salto’ recorde, produção de soja coloca Anaurilândia em patamar de destaque fomentando agricultura local

De um cenário voltado antes quase que exclusivamente à pecuária, Anaurilândia passou a ganhar novos ares no agronegócio. Hoje, aproximadamente 50 produtores aderiram à produção de grãos e são os grandes responsáveis pelo salto expressivo que leva o município a um patamar de destaque na agricultura.

Segundo as informações a que o Nova News teve acesso, a colheita de soja na safra 2018/2019, em sua fase final, alcançou 20 mil hectares este ano; número este bastante superior aos 15 mil do ciclo anterior de 2017/2018.

Detalhando a atual conjuntura do setor produtivo vista em Anaurilandia, o secretário municipal de Agricultura, Pecuária, Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, Fernando Souza Oliveira, deu ênfase a novas perspectivas que deverão impulsionar ainda mais a agricultura local. “Com o expressivo crescimento nas últimas safras, a estimativa da produção de soja no município é chegar a 30 mil hectares de soja nos próximos dois anos”, enfatiza.

Na análise do secretário, o salto da produção é reflexo da migração de produtores para um meio produtivo que dá condições favoráveis para aderir. “É evidente que a agricultura agrega mais valor. Há uma maior circulação de bens e serviços que influi em mais mão-de-obra, maquinários, insumos, entre outros, além ainda de destacar que no mesmo espaço que o produtor cria gado, ele pode apostar na cultura de grãos e ter um resultado mais rentável”, disse Oliveira.

De outro lado, o entrevistado frisou à reportagem a maior movimentação na economia local com a vinda de uma cooperativa de grãos de renome no Estado. “Como não poderia ser diferente, a Copasul – que começou a operar este ano - serve como um forte estímulo para os produtores do município. Em linhas gerais, o agronegócio é quem salvou o Brasil da crise e a tendência é de mais crescimento com a visão do governo federal - por meio da ministra da Agricultura, Tereza Cristina - em defender ao máximo os produtores frente ao mercado internacional”.

Por fim, o secretário fez questão de destacar o papel do Executivo como elemento propulsor no maior patamar que o município alcançou. “A Prefeitura dá total apoio aos produtores e investe permanentemente na recuperação de estradas para melhorar o escoamento da produção. De prontidão e abertos a novas ideias, a atenção maior é para a atração de novas empresas para Anaurilândia ao enxergar a importância dessa nova tendência para fomentar o nosso meio produtivo”, ressalta Oliveira.