30/09/2019 às 07:19, Atualizado em 30/09/2019 às 07:23

Anaurilândia – Passeio ciclístico marca encerramento da campanha Setembro Amarelo

Uma pedalada reuniu dezenas de moradores da cidade de Anaurilândia na manhã deste sábado (28) e teve como objetivo principal chamar a atenção dos moradores para o encerramento da campanha Setembro Amarelo, que tem como foco principal a “Valorização da Vida”, movimento que acontece em todo o mundo e que visa a prevenção ao suicídio.

A atividade, que teve início na Praça Dom Bosco, região central da cidade, percorreu as duas principais avenidas e reuniu adultos, jovens e crianças que pedalaram por cerca de meia hora chamando atenção dos moradores para a importância do movimento. Integrantes do Bike Clube Chão Batido, clube de ciclismo da cidade, somaram ao passeio.

O evento foi uma iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e contou com apoio da Secretária de Saúde do município.

De acordo com Letícia Sanches, psicóloga que atua no CREAS, o Setembro Amarelo é um alerta para que todos tenham um olhar especial de acolhimento para aqueles que estão enfrentando a depressão, doença silenciosa que pode até em casos mais graves, levar ao suicídio.

Apoiando o movimento, Edemir Palmeira, o Paxú, secretário municipal de Saúde, elogiou a iniciativa e disse que a questão do suicídio é um assunto que deve ser debatido.

O suicídio é tratado como um problema de Saúde pública e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo, sendo esta a segunda principal causa de morte entre indivíduos com faixa etária de 15 a 29 anos.

Além disso, um estudo realizado em 2002, por José Manoel Bertolote, pesquisador na área, afirma que 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais tratados indevidamente ou não tratados de forma alguma.

Para os organizadores, a iniciativa foi altamente positiva, pois o evento ocorreu em um momento em que os profissionais do CREAS estão lidando com vários casos no município. Além da população em geral, autoridades compareceram para se juntar ao movimento, dentre eles, secretários municipais, vereadores, além do prefeito do município Edinho Takazono (PSDB) que esteve acompanhado da primeira dama Luzia Takazono.

Ao final, em um ato de alerta, os organizadores soltaram centenas de balões com as cores que representam a campanha.