25/04/2019 às 00:50, Atualizado em 25/04/2019 às 01:01

Prefeitura de Anaurilândia substitui porteiras e colchetes por mata-burros na zona rural

Teve início na última semana, no município de Anaurilândia, a instalação de cerca de 250 mata-burros que vão substituir porteiras e colchetes existentes nas estradas da zona rural. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e custeados com recursos do tesouro municipal.

De acordo com secretário de Obras, Paulo Gonçalves, a substituição dos colchetes e porteiras por mata-burros tem como objetivo otimizar ainda mais a escoação da safra pelas estradas rurais do município e melhorar a trafegabilidade de forma geral.

Gonçalves explica que toda a malha viária rural do município de Anaurilândia tem mais de 3.000 quilômetros de distância, sendo que toda extensão é formada por estradas não pavimentadas. “Nosso objetivo é dar mais fluidez ao trânsito nessas regiões, proporcionado, principalmente, segurança”, explica.

Um dos pontos destacados pelo secretário na substituição das porteiras e colchetes é o transporte escolar dos alunos que residem na zona rural, que segundo ele, é considerado um dos maiores desafios da Administração Municipal.

De acordo com números apresentados pela Secretaria de Educação, grande parte dos alunos das redes estadual e municipal de ensino reside na zona rural devido à quantidade de assentamentos existentes em Anaurilândia.

Os dados apontam que são mais de 30 linhas de ônibus realizadas por veículos municipais, além de terceirizados. De acordo com relatório, esses carros percorrem mais de 3.000 quilômetros diariamente transportando alunos pelas estradas do município.