29/10/2019 às 09:53, Atualizado em 29/10/2019 às 10:07

Prova de Mountain Bike vai reunir mais de 350 atletas em Anaurilândia neste final de semana

Está programado para o próximo domingo (03), em Anaurilândia, o “Chão Batido 2019”, prova de Mountain Bike que reúne atletas profissionais e amadores amantes do ciclismo. O evento fará parte das comemorações do aniversário do município, que, em 2019, completa 56 anos de emancipação política e administrativa.

A prova, que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e contando com apoio do bike clube que leva mesmo nome do evento, tem, segundo os organizadores, o objetivo de despertar na comunidade local o interesse pela prática do esporte. O evento este ano chega à sua terceira edição.

Outra intenção da organização é também divulgar aos participantes o potencial turístico oferecido pelo município, que tem como carro-chefe, o Balneário Municipal, um dos maiores atrativos da região.

Largada

Programada para ter largada e chegada no balneário, a disputa será no sistema desafio e passeio (mountain bike de longa e curta distância), em que os participantes irão largar juntos conforme programação da prova.

Serão três percursos, um para as categorias pró, com distância de 85 quilômetros; outro na categoria esporte, com 65 quilômetros de distância; e, por fim, a categoria turismo, sendo esta última mais voltada ao passeio e diversão de atletas amadores, com a distância de apenas 25 quilômetros. A maioria dos trajetos ocorrerá em estradas rurais do município.

Novidade

Uma novidade no evento deste ano serão as categorias kids, prova para crianças de até 12 anos e que também será dividida por subcategorias, sendo a maioria delas disputadas na parte interna do balneário.

Para esta terceira edição da competição, os organizadores subdividiram a prova em mais de 15 categorias distintas, com premiação em dinheiro para pró masculino e feminino e esporte masculino e feminino. Sendo que, nestas categorias a premiação em dinheiro vai para os cincos primeiros, em geral.

Além de troféus para os sete primeiros colocados das demais categorias serão distribuídas medalhas de participação para todos os inscritos. Durante a prova, uma grande estrutura será montada com carro de apoio, mecânico e unidade de resgate médico, além de pontos de fornecimento de frutas e água para hidratação dos atletas.

Atletas destaque

A prova este ano contará com as presenças de atletas já consagrados na categoria Mountain Bike, como Rogério do Nascimento Macedo, o Rocca, de Maringá (PR), o sul mato-grossense André Silas, além do paraguaio Ernesto Moura e o paranaense Cristian Egídio.

O paulista Matheus Tarifa, campeão da primeira edição do Chão Batido, é outro atleta que retorna à prova também como favorito.

Nas categorias femininas, o destaque é para a paulista Danilas Ferreira e a paraguaia Agua Marina, que também já confirmaram presenças na prova.

Da cidade de Nova Andradina, a atleta Deisinara Schulz é outra que surge como uma das favoritas. A atleta vai competir na categoria esporte feminina, prova de 65 quilômetros. Deise, como é mais conhecida, foi a competidora que mais se destacou este ano nas provas da região e estados vizinhos.