04/08/2017 às 10:05, Atualizado em 04/08/2017 às 09:13

Prefeitura de Anaurilândia intensifica recuperação de estradas rurais

Manutenção visa facilitar tráfego nas áreas rurais bem como viabilizar o escoamento da produção - Imagem: Prefeitura de Anaurilândia

Com mais de 1.300 quilômetros de estradas rurais, o munícipio de Anaurilândia tem aproveitando o período de estiagem para recuperar por completo toda sua malha viária. De acordo com Paulo Gonçalves, secretário de obras do município, os trabalhos foram muito prejudicados no início do ano devido à falta de maquinários adequados para que os serviços fossem intensificados. Segundo ele, a frota ainda não esta 100%, porém já oferece condições de realizar um serviço de qualidade e proporcionar um melhora significativa para aos moradores da zona rural.

Com boa parte de sua população localizada na área rural, devido a vários assentamentos e outras grandes propriedades produtoras de grãos e criadores de gado, o município necessita manter os acessos destas regiões em boas condições, para que seus moradores possam se deslocar com maior agilidade até a cidade. Outro fator que gera preocupação para a Secretaria de Obras é proporcionar melhores condições para o escoamento da produção.

Para Paulo Gonçalves, o trabalho de recuperação das estradas é constante e tem impacto direto no desenvolvimento econômico do município. Ele é realizado em duas etapas, sendo que a primeira consiste no patrolamento permanente de todas elas de forma a mantê-las em perfeitas condições de trafegabilidade. Logo após a raspagem é feita verificação dos trechos com erosão e que possam acumular água durante o período das chuvas. Nestes casos são necessários serviços mais detalhados como construção de caixas secas, bueiros, compactação e uso de pedras visando uma maior durabilidade nos serviços.

Ainda de acordo com números apresentados pelo técnico responsável pela manutenção das estradas rurais, o município de Anaurilândia teve, nos últimos meses, um aumento de mais de 15% em sua extensão de estradas rurais, devido à agregação de toda a área do Assentamento Aruanda, localizado na divisa dos municípios de Bataguassu e Anaurilândia. “É preciso fazer um serviço de qualidade para que, nas próximas manutenções, esses custos possam diminuir”, explica.